notícias

As frutas e vegetais estão mais presentes na mesa do brasileiro

21/08/2019

O Ministério da Saúde divulgou o resultado do Vigitel 2018 em julho desde ano, que é uma pesquisa telefônica que avalia fatores de risco e proteção para doenças crônicas.

De acordo com a OMS, um pequeno conjunto de fatores de risco responde pela grande maioria das mortes por DCNT (Doença Crônica Não Transmissíveis - Obesidade, Diabetes, Hipertensão, Colesterol alto entre outros) e por fração substancial da carga de doenças devido a essas enfermidades. Entre esses, destacam-se o tabagismo, o consumo alimentar inadequado, a inatividade física e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas (WHO, 2014).

O consumo regular de frutas e hortaliças é considerado pelo Ministério da Saúde como um padrão saudável da alimentação e protetor destas doenças. Conforme o Vigitel que é realizado já há 10 anos com a população e houve um crescimento de 15% no consumo destes alimentos.

As frutas frescas, secas, os sucos 100%, vegetais crus, cozidos, em preparações entre outras apresentações são considerados porções destes alimentos que podem ser distribuídas durante o dia. Muitos estudos comprovam que estes alimentos possuem bioativos que exercem um fator de proteção as doenças crônicas.

 

A nutricionista Beatriz Botequio traz um cardápio prático para inclusão destes alimentos:

 

Café da manhã

Aveioca: 1 ovo com 2 colheres sopa de farelo de aveia com recheio de banana picada acompanhada de uma xícara de café preto com canela.

 

Lanche da manhã

1 copo de água de coco OQ Bebidas

5 amêndoas torradas 

 

Almoço

½ prato de Salada de rúcula com alface e tomates + 3 colheres de sopa de arroz integral com legumes e ervilhas+ 1 filé de Tilápia grelhado com molho de maracujá + 1 copo de suco de uva OQ Bebidas

 

Lanche da tarde

1 torrada de arroz com cream cheese light + 1 xícara de chá de camomila

 

Jantar

1 sanduiche de pão folha com cenoura ralada + beterraba ralada + carne desfiada + creme de ricota acompanhado de salada de folhas verdes e grão de bico

 

 

Fonte

Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico estimativas sobre frequência e distribuição sociodemográfica de fatores de risco e proteção para doenças crônicas nas capitais dos 26 estados brasileiros e no distrito federal em 2018 - Publicado 25/07/19.

Liu RH. Health-promoting components of fruits and vegetables in the diet. Adv Nutr. 2013 May 1;4(3):384S-92S. doi: 10.3945/an.112.003517.

 

arrow_back