notícias

Desvendando os rótulos dos alimentos

13/09/2019

A rotulagem nutricional existe para que o consumidor possa:

  • Avaliar como os nutrientes contidos em um produto alimentício contribuem para completar a adesão a uma alimentação saudável com as quantidades recomendadas de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sódio, vitaminas e minerais;
  • Controlar a ingestão diária recomendada de calorias, açúcar, gorduras saturadas e sódio.
  • Estudos apontam que quando as pessoas são mais bem orientadas para “entender” as informações nutricionais dos alimentos aumenta a consciência sobre as escolhas alimentares.

 

Algumas dicas de ouro:

1. Lista de ingredientes: elas revelam tudo sobre o produto. Ela sempre está em ordem decrescente de quantidade no produto. Exemplo:

Néctar de Uva: Água, açúcar, suco concentrado de uva, suco concentrado de maçã, vitamina C, acidulante ácido cítrico e aroma natural de uva. Não contém quantidade significativa de Proteínas, Gorduras (Totais, Saturadas, Trans) Fibra Alimentar e Sódio. Suco de uva integral- OQ Bebidas: suco de uva integral.

Traduzindo:  a bebida de Néctar de Uva tem maior quantidade em sua composição de água, açúcar e mais alguns outros ingredientes. Já o Suco de Uva Integral da OQ Bebidas tem apenas suco de uva integral.

2. Porção: a tabela nutricional atual sempre se refere a uma porção determinada logo no topo e se apresenta em medidas padrões (g ou ml) e medidas caseiras (aquelas utilizadas em casa). Uma informação importante, pois os valores de calorias e nutrientes apresentados nesta tabela referem se a porção que nem sempre é a quantidade completa da  embalagem.

3. Nutrientes que merecem atenção:

Controle o SÓDIO: este nutriente em excesso pode comprometer a saúde do coração.

  • Compare a quantidade de SÓDIO da PORÇÃO com o limite de 2.400 miligramas diárias.
  • O consumo de SÓDIO é importante na alimentação diária. PORÉM, os profissionais de saúde recomendam não ultrapassar o limite de 2.400 miligramas diariamente, a não ser em situações específicas.

Fibras: produtos com quantidades superiores a 2,0 g de fibras é uma boa para a nossa saúde. Já que a fibra tem um efeito positivo em nossa saúde intestinal e do coração.

Carboidratos, proteínas e gorduras: pense na origem deste alimento se for de origem animal prefira aquele com maior quantidade de proteínas e baixas quantidades de gorduras saturadas e se for de origem vegetal escolha aquele onde a fonte de carboidratos sejam pertencentes ao alimento e não de açúcares adicionados.

4. Atenção as informações complementares de alerta: lista de alimentos com alto potencial alérgico e ingredientes para dietas especificas como para pacientes com Diabetes, Hipertensão entre outros.

A maior tendência mundial é de um rotulo limpo com uma lista de ingredientes curta e naturais. OQ Bebidas está dentro desta tendência!

 

Referência:

Site: http://alimentosprocessados.com.br/rotulagem-como-usar.php. Acesso 26/08/2019.

 

 

arrow_back