notícias

Verão, calor, é fevereiro e carnaval!!

26/02/2020

Por Priscila Rosa

Tudo junto e misturado, típico carnaval no Brasil: muita alegria, diversão, desgaste físico e suor. Para curtir o feriado com energia e manter funções importantes do corpo como transporte de nutrientes, regulação da temperatura corporal e lubrificação das articulações, a hidratação é fundamental.

Nosso corpo têm diversos sensores que nos fazem sentir a sensação da sede e nos impulsionam a nos hidratar. Quando ignoramos estes sinais podemos chegar a desidratação, por isso beber água e bebidas saudáveis é essencial.

Segundo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), a ingestão diária de 2L de água por dia, em média, é suficiente para manter a hidratação correta de um adulto. No carnaval, sendo época de calor, o suor é inevitável então, levar uma garrafinha de água, água de coco ou suco OQ bebidas é uma boa pedida para manter a hidratação.

No caso de crianças, adolescentes, idosos, gestantes e mulheres que estão amamentando essa recomendação pode variar pois são populações que têm necessidades fisiológicas e comportamentais diferenciadas e por isso alertá-los de beber líquidos durante a folia e ao longo do dia é muito importante.

Uma dica para manter o corpo bem hidratado é consumir água ou bebidas saudáveis de maneira fracionada (cerca de 1 copo de 200ml a cada 2 horas por exemplo) e complementar com refeições que contenham alimentos ricos em água como saladas, verduras, legumes e frutas.
Fique atento: a sensação da sede já é um sinal de cuidado para desidratação, portanto é preciso hidratar-se até mesmo antes da sede chegar. Fica a dica!

 

Referências:
Jéquier E, Constant F. Water as an essential nutrient: the physiological basis of hydration. Eur J Clin Nutr 2010; 64(2):115-23.
Popkin BM, D’Anci KE, Rosenberg IH. Water, hydration, and health. Nutr Rev 2010; 68(8):439-58.
Aranceta-Bartrina J, Gil A, Marcos A et al. Conclusions of the II International and IV Spanish Hydration Congress. Toledo, Spain, 2nd-4thDecember, 2015. Nutr Hosp 2016; 33 Suppl 3:308.
Azevedo-Gaiolla PS, de Paiva SAR. Funções plenamente reconhecidas de nutrientes - Água. ILSI Brasil, 2010.

arrow_back